quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um pouco mais de mosaico

medidas: aprox. 12cm x 9cm x 4cm
Arqueólogos e estudiosos costumam datar os primeiros mosaicos em painéis do século V a.C., encontrados na Sumária. Os gregos tinham grande contato com uma vastidão de mármores, que logo se tornaram matéria-prima para a ornamentação de pavimentos e paredes. Os romanos aprofundaram seu uso difundindo-o por todo o mundo.

caixinha flor

Hoje ainda se encontram vestígios bem conservados, especialmente próximo à cidade de Coimbra, em Portugal; nas conservadíssimas igrejas de Ravena, na Itáia; e na Catedral de Santa Sofia, em Istambul, na Turquia.

medidas: aprox. 10cm x 10cm x 8cm
Mas outra fonte de inspiração vem do arquiteto Gaudi, que em Barcelona, ornamentou o Parque Gueli e as torres da igreja da Sagrada Família.

vasinho


Até os dias atuais os pesquisadores e arqueólogos encontram locais na Europa e Ásia, ornamentados com a arte do mosaico. Na maioria das vezes eram palácios ou templos, com seus ambientes todos revestidos com essa técnica.

medidas: aprox. 12cm x 9cm x 4cm

Muitas vezes um trabalho era feito por várias gerações de uma mesma família, já que a técnica de trabalho é minuciosa. Mas com o decorrer dos anos, muitos desses locais sofreram invasões de povos com culturas e religiões diferentes, e que para escondê-las, revestiam os principais locais com outros materiais, descaracterizando os costumes e arte da região invadida.

caixinha estrela


No Brasil o mosaico de chão teve influência pelo gosto português, que começou na segunda metade do século passado. No início deste século, as chamadas "pedras portuguesas" foram usadas pela primeira vez no país, cobrindo as calçadas do centro do Rio de Janeiro.


Fonte:
Trechos tirados do livro "Arte e Técnicas do Mosaico", Diretoria de Desenvolvimento Sociocultural, Serviço Social da Indústria, DSS/Editoração, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário