quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A arte do MOSAICO

Na FashionArts também tem mosaico! Vamos colocar aqui alguns dos nossos produtos feitos com mosaico e contar um pouco da história dessa arte:



medida: 33cm de diâmetro


"A magia da arte do mosaico está na união de pequenas peças formando desenhos, quebrando o antigo e reconstruindo o novo, criando novas formas aliadas às cores e texturas."



O mosaico é uma das mais antigas expressões da arte humana, datando do ano de 3.000 a.C. quando foram encontradas na região onde hoje é o Irã, Iraque e Turquia, colunas revestidas com cones de cerâmica formando padronagens geométricas.


medidas: 12cm x 9cm x 25cm



O mosaico é uma técnica que reaparece em vários momentos da história. Na Itália durante a Idade Média, surgiram os primeiros desenhos feitos com vidros coloridos. Durante o Renascimento a técnica foi pouco utilizada, voltando com mais força no século XIX.





No Brasil a arte do mosaico foi difundida na década de 50 por arquitetos modernistas como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Na última década o mosaico voltou a ser muito utilizado, principalmente em objetos de decoração e utilitários.


Fonte:
Trechos tirados do livro "Arte e Técnicas do Mosaico", Diretoria de Desenvolvimento Sociocultural, Serviço Social da Indústria, DSS/Editoração, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário